Debates, entrevistas e produções de conteúdo: confira o trabalho da Eté nas últimas semanas

July 17, 2020

No último mês, a Eté desenvolveu o projeto Enfrentando a pandemia de desinformação no Brasil, contemplado com o edital de microbolsas da rede Check Global. Foram quatro semanas produzindo três checagens semanais de fatos, notícias, dados e boatos sobre a pandemia do novo coronavirus. Abordamos temas como o desaparecimento das crianças indígenas Yanomami, os direitos reprodutivos das mulheres durante a pandemia, o direito humano à saúde e o debate sobre a fila única para leitos de UTI, a doação de sangue por homens homossexuais  e a proibição de operações policiais em favelas no contexto da pandemia, entre outros. 

A Check Global é uma instituição para o incentivo ao jornalismo independente em países da América Latina, África Oriental, Norte da África-Oeste da Ásia e países da Ásia e Pacífico. O edital de microbolsas da rede buscou apoiar um conjunto de iniciativas de jornalismo independente com impacto em comunidades locais atuando na cobertura da pandemia e no combate à desinformação. 

 

Debates

 

Como resultado e repercussão de nosso projeto, fomos convidadas a participar de debates online sobre desinformação, checagem e pandemia. O primeiro deles foi promovido pela Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio/Fiocruz, com o tema Desinformação em tempos de coronavírus: como identificar uma fake news. Depois disso, fomos convidadas pelo Sindicato Estadual dos Profissionais de Educação do Rio de Janeiro e debatemos Educação e desinformação: a onda de fake news e seus impactos na sociedade. Estivemos, ainda, junto à Associação de Docentes do Cefet/RJ duscutindo o tema Negacionismo e fake news em meio à pandemia. Nos links, você pode conferir a nossa participação e a discussão sobre essas temáticas junto a outros profissionais e pesquisadores. 

 

 Eté no debate  Educação e desinformação: a onda de fake news e seus impactos na sociedade (foto: reprodução Facebook) 

 

 

Entrevistas

 

Além disso, falamos sobre nosso trabalho e nossa área de atuação em algumas entrevistas a outros veículos de comunicação. Viviane da Rosa, diretora executiva da Eté, falou ao site da Associação Brasileira de Saúde Coletiva (Abrasco) sobre o Projeto de Lei das Fake News (PL 2630/2020), aprovado recentemente no Senado e agora tramitando na Câmara dos Deputados. Leila Salim Leal, nossa diretora de conteúdo, falou ao Projeto Coronavirus em Xeque, uma iniciativa do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da UFPE em parceria com o Observatório de Mídia da UFPE e a Rádio Paulo Freire e apresentou o trabalho da Eté com o drops Uma rede em favor das minorias.

 

Siga acompanhando nosso site e nossas redes sociais para conferir mais do trabalho da Eté!

 

 

Please reload

Posts Recentes

Please reload

Arquivo

Please reload

Tags

  • Instagram - White Circle