Imagem de protesto individual sobre 30 mil apenados colocados em prisão domiciliar é falsa

June 24, 2020

 

Circulou no fim de semana pelas redes sociais a imagem acima, em que um manifestante segura um cartaz com a mensagem que questiona como será o retorno às prisões das pessoas privadas de liberdade que estão cumprindo prisão domiciliar por conta da pandemia. Essa imagem é falsa.

 

 

A imagem original é da página do Instagram Dude With Sign, com 7,4 milhões de seguidores, que traz de forma humorada diferentes questões do cotidiano. Essa imagem, por exemplo, tinha em sua versão original a seguinte frase "Nobody cares about your Spotify", em tradução livre "Ninguém se importa com seu Spotify". Veja aqui a publicação original.

 

 

Para saber sobre o que diz a mensagem falsa:

 

O Conselho Nacional de Justiça (CNJ) publicou a Recomendação 62/2020, no dia 17 de março e renovou dia 12/6,que traz orientações ao Judiciário para evitar contaminações em massa da Covid-19 no sistema prisional e socioeducativo. Essa adesão é feita de forma voluntária e orienta gestores que pessoas de grupos de risco e em final de pena que não tenham cometido crimes violentos ou com grave ameaça como latrocínio, homicídio e estupro e que não pertençam a organizações criminosas possam cumpri a pena de outras formas. De acordo com dados da CNJ, a orientação foi acatada, ao menos, em 24 estados. O Conselho estima ainda que  32,5 mil pessoas foram retiradas das unidades prisionais em três meses com a adaptação de cumprimento de pena para outros formatos como a prisão domiciliar ou a monitoração eletrônica.

 

 

 

 

 

Please reload

Posts Recentes

Please reload

Arquivo

Please reload

Tags

  • Instagram - White Circle