TV italiana mostrou que o novo coronavírus foi criado em laboratório pela China? É falso

April 7, 2020

Foto: reprodução youtube

 

É muito provável que você já tenha recebido: circulam pelas redes sociais milhares de versões de mensagens bastante parecidas, todas elas remetendo a um mesmo vídeo. Segundo as mensagens, ele “comprovaria” que cientistas chineses teriam criado o novo coronavírus em laboratório. O vídeo em questão é uma reportagem da emissora de TV italiana Rai, veiculada em 2015. É falsa a informação de que a reportagem trataria da criação do novo coronavírus.

 

 

Na verdade, a reportagem se baseia em um artigo publicado pela revista científica Nature em 12 de novembro de 2015. Este artigo e, consequentemente, a reportagem da TV italiana, abordam os debates levantados na comunidade científica após cientistas chineses terem criado uma “versão híbrida do coronavírus de morcego” em laboratório. O foco é discutir os possíveis riscos de pesquisas desse tipo. 

 

No entanto, a pesquisa feita no laboratório chinês, o artigo da Nature (que discute a pesquisa) e a reportagem da TV Rai (que repercute o artigo da Nature) não têm qualquer relação com o novo coronavírus e a pandemia desencadeada pelo Covid-19. Na última semana, os editores da Nature publicaram uma nota no topo do próprio artigo de 2015 reafirmando isso. 

 

O texto diz, em tradução livre: “Nota dos editores, março de 2020: estamos cientes de que esta história está sendo usada como base para teorias não confirmadas de que o novo coronavírus, causador da Covid-19, teria sido criado em laboratório. Não há evidências de que isso seja verdade; cientistas acreditam que as fontes mais prováveis do novo coronavírus são animais”.

 

Além disso, no dia 25 de março, o programa Porta a Porta, também da emissora italiana Rai, abordou o tema. No programa, Fabrizio Pregliasco, virologista e pesquisador do Departamento de Ciências Médicas da Universidade de Milão (veja aqui as referências do pesquisador no site oficial da universidade), reafirmou que a ideia de o novo coronavirus ter sido criado em laboratório é uma “teoria da conspiração” e que os cientistas apontam como provável causa a origem animal do vírus. 

 

Gostou do conteúdo? Ajude a Eté: repasse nossa checagem para difundirmos informação de qualidade e combatermos a desinformação nas redes.

 

 Foto: reprodução site Nature

 

Please reload

Posts Recentes

Please reload

Arquivo

Please reload

Tags

©2018 by Eté.

Design Isabela Avellar