©2018 by Eté.

Design Isabela Avellar

EDITORIAL | Combate à desinformação: uma necessidade para enfrentar a pandemia de coronavírus

March 24, 2020

Foto: Smith Collection

 

A pandemia global de coronavírus tem demonstrado, dia após dia, o quanto pesa a desigualdade para a garantia de direitos básicos em todo o mundo. Se é verdade que o vírus atinge a todos, o mesmo não pode ser dito quanto ao acesso ao saneamento e medidas de higiene, ao isolamento social, à alimentação balanceada e aos demais cuidados básicos recomendados pelas autoridades de saúde para conter a sua disseminação. Em todo o mundo, trabalhadores e trabalhadoras precarizados, população em situação de rua, mulheres sobrecarregadas e um conjunto de grupos socialmente fragilizados não dispõem desses direitos e se tornam muito mais vulneráveis aos efeitos da pandemia. 

 

Entre esses direitos fundamentais, estão a comunicação e a informação. As redes de difusão de desinformação seguem atuando intensamente, e neste momento propagam informações falsas, boatos e imprecisões de toda ordem envolvendo declarações de autoridades, dados sobre mortalidade, medidas de prevenção, orientações de profissionais de saúde, tratamentos e muitos outros. 

 

É por isso que a Eté, prezando seu compromisso com a informação de interesse público, o combate à desinformação e a promoção dos direitos humanos, tomou a decisão editorial de ampliar e direcionar sua cobertura, desde a última semana, para todas as temáticas envolvendo a desinformação sobre a pandemia de coronavírus. Entendemos que essa é uma necessidade para o enfrentamento à pandemia e nos somamos aos esforços globais de checadores e checadoras para a promoção da informação de qualidade a toda a população neste momento de agudas ameaças. 


Atuamos no combate à desinformação para a promoção da saúde pública e dos direitos humanos, sobretudo para as populações mais vulneráveis e desassistidas pelos Estados e políticas públicas. E contamos com você, leitora e leitor da Eté, nesta jornada.

Recebeu uma informação duvidosa? Algum boato envolvendo a pandemia? Tem dúvidas quanto a dados, taxas e informações divulgadas por autoridades? Entre em contato conosco através de nossas redes sociais e colabore com pautas a serem checadas. Divulgue, também, nossos canais e nossas checagens.

Estamos juntas e juntos em defesa do jornalismo voltado ao interesse público e na promoção dos direitos humanos. 

Please reload

Posts Recentes

Please reload

Arquivo

Please reload

Tags

Please reload