©2018 by Eté.

Design Isabela Avellar

Bolsonaro: “fome no Brasil é uma grande mentira”. Informação é falsa

July 19, 2019

 Foto: Ana Maria (Envolverde/Carta Capital)

 

Nesta sexta-feira (19), Jair Bolsonaro participou de café da manhã com jornalistas estrangeiros. Perguntando pela correspondente do espanhol El País sobre os planos do governo para enfrentar o aumento da pobreza e da fome no Brasil, o presidente afirmou: “Falar que se passa fome no Brasil é uma grande mentira. Passe-se mal, não come bem. Aí eu concordo. Agora, passar fome, não. Você não vê gente, mesmo pobre, pelas ruas com o físico esquelético como a gente vê em alguns outros países pelo mundo”. Veja o vídeo aqui.

 

Checamos a informação:

 

 

De acordo com o Panorama da Segurança Alimentar e Nutricional na América Latina e Caribe de 2018, publicado pela Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO) em conjunto com a Organização Mundial de Saúde e outras instituições internacionais, a subalimentação no Brasil atingiu 5,2 milhões de pessoas no triênio mais recente (2015-2017). Este último levantamento mostra, ainda, que o número de pessoas passando fome no Brasil aumentou em relação ao triênio anterior, o que interrompeu a tendência de diminuição dos últimos anos.

 

O montante corresponde a 2,5% da população. O percentual ainda deixa o Brasil fora do Mapa da Fome da FAO, que contabiliza países cuja taxa de subalimentação é maior que 3% da população. No entanto, como os dados mais recentes indicam que o número de pessoas subalimentadas aumentou na última série, entidades internacionais têm alertado para o risco de que o Brasil volte ao Mapa Em 2014, o país saiu pela primeira vez dessa lista. No início dos anos 2000, a avaliação do triênio 2000-2002 mostrou que 18,8 milhões de brasileiros e brasileiros passavam fome. 

 

 

 

 

 

 

 

 

Please reload

Posts Recentes

Please reload

Arquivo

Please reload

Tags

Please reload