©2018 by Eté.

Design Isabela Avellar

Marina: “40% dos lares brasileiros são liderados por mulheres e a maior taxa de desemprego é entre elas”. Checamos!

September 27, 2018

 

No debate promovido pela Folha de São Paulo, Uol e SBT entre os candidatos à Presidência da República, Marina Silva, candidata da Rede, afirmou: "40% dos lares brasileiros são liderados por mulheres e a maior taxa de desemprego é entre elas". Checamos a informação.

 

A Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (Pnad Contínua/IBGE) referente ao segundo semestre de 2018 indica que, embora as mulheres sejam maioria (52,4%) entre as pessoas em idade de trabalhar, são minoria entre as pessoas efetivamente ocupadas. Entre aqueles que trabalham, os homens são 56,3%. Isso significa que o desemprego no Brasil é maior entre as mulheres. 

 

Em relação à chefia de lares, a pesquisa Retrato das desigualdades de gênero e raça, elaborada pelo Ipea, de fato registrou que, em 2015 (último ano analisado), 40,5% dos lares brasileiros eram chefiados por mulheres, ou seja, tinham mulheres como as principais pessoas de referência financeira do domicílio. A pesquisa é elaborada a partir de indicadores da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD) e, segundo o Ipea, objetiva "disponibilizar para pesquisadores/as, estudantes, ativistas dos movimentos sociais e gestores/as públicos um panorama atual das desigualdades de gênero e de raça no Brasil, bem como de suas interseccionalidades". O Retrato traz dados para o período de 1995 a 2015. 

 

Please reload

Posts Recentes

Please reload

Arquivo

Please reload

Tags

Please reload