©2018 by Eté.

Design Isabela Avellar

Ciro Gomes no debate Folha/Uol/SBT: “o meu estado, Ceará, tem a menor taxa de mortalidade infantil do país”

September 26, 2018

Acontece agora o debate promovido pela Folha de São Paulo, Uol e SBT entre os candidatos à Presidência da República. O candidato do PDT, Ciro Gomes, afirmou: “temos no meu estado, o Ceará, a menor taxa de mortalidade infantil do país”. Checamos a informação.

 

Os dados mais recentes disponibilizados pelo DATASUS (o sistema de informatização de dados públicos do Sistema Único de Saúde) são os correspondentes ao ano de 2013. Segundo esses dados, a taxa de mortalidade registrada no estado do Ceará era de 13,82, enquanto os estados do Tocantins e Rio de Janeiro registraram valores mais baixos: 13,6 e 13,12, respectivamente. A taxa de mortalidade infantil indica o número de crianças que morrem até completarem um ano por cada mil nascidas vivas.  

dados do IBGE publicados em 2017, referentes às Tábuas Completas de Mortalidade por sexo e idade para o Brasil no ano de 2016, mostram que a menor taxa de mortalidade infantil foi encontrada no Estado do Espírito Santo, 8,8 óbitos de crianças menores de 1 ano para cada 1.000 nascidos vivos, e a maior pertenceu ao Estado Amapá, 23,2 por mil. A taxa do Ceará ficou em 14,4. 

Segundo o IBGE, "estas Tábuas de Mortalidade são provenientes da projeção oficial da população do Brasil para o período 2000-2060, que além de permitir que se conheçam os níveis e padrões de mortalidade da população brasileira, tem sido utilizada como um dos parâmetros necessários na determinação do chamado fator previdenciário para o cálculo dos valores relativos às aposentadorias dos trabalhadores que estão sob o Regime Geral de Previdência Social".


 

 

Please reload

Posts Recentes

Please reload

Arquivo

Please reload

Tags

Please reload