©2018 by Eté.

Design Isabela Avellar

Ciro: 82 das 100 melhores escolas do Brasil estão no Ceará, segundo IDEB. Checamos!

September 12, 2018

 

 

O candidato a presidente Ciro Gomes repete em diversas ocasiões os dados de educação galgados pelo estado do Ceará. A última declaração foi a de que "82 das 100 melhores escolas do Brasil estão no Ceará, segundo IDEB". A Eté checou:

 

Julgamos com o selo 'incompleto" por falta de selo que representasse tal avaliação. O mais adequado seria "exagerado".

 

Na verdade, o Ceará desponta nas mais diversas modalidades de ensino: no ensino fundamental anos iniciais e finais ele lidera a posição com 73 e 56 das 100 melhores escolas do Brasil, segundo o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) 2017. No ensino médio, ele fica na segunda posição com 16 escolas das 100 melhores colocadas. Nesta lista é o estado de São Paulo que lidera com 47 escolas. Portanto, de fato, o Ceará é liderança nas escolas nacionais de ensino fundamental, mas não chega a contagem explicitada pelo candidato. 

 

Sobre o IDEB

 

O Índice de Desenvolvimento da Educação Básica, Ideb, é uma iniciativa do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) para mensurar o desempenho do sistema educacional brasileiro a partir da combinação entre a proficiência obtida pelos estudantes em avaliações externas de larga escala (Saeb) e a taxa de aprovação, indicador que tem influência na eficiência do fluxo escolar, ou seja, na progressão dos estudantes entre etapas/anos na educação básica. 

 

O cálculo do Ideb obedece a seguinte fórmula: as notas das provas de língua portuguesa e matemática são padronizadas em uma escala de 0,0 (zero) a 10,0 (dez). Depois, a média dessas duas notas é multiplicada pela média (harmônica) das taxas de aprovação das séries da etapa (anos iniciais, anos finais e ensino médio), que, em percentual, varia de 0 (zero) a 100 (cem).

 

Please reload

Posts Recentes

Please reload

Arquivo

Please reload

Tags

Please reload