©2018 by Eté.

Design Isabela Avellar

João Goulart Filho: 7 de cada 10 alunos do 3º ano não atingiram o nível mínimo de aprendizagem, aponta pesquisa do Saeb". Checamos!

September 10, 2018

 

O candidato a presidente João Goulart Filho (PPL) afirmou em suas redes sociais que "7 de cada 10 alunos do 3º ano não atingiram o nível mínimo de aprendizagem, aponta pesquisa do Saeb" A Eté checou a informação:

 

 

 

O Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) avaliou o desempenho de estudantes da rede pública e privada dos segmentos fundamental e médio do ano de 2017 e publicou recentemente seus resultados. Anualmente, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) prepara este tipo de estudo para acompanhar o desempenho das escolas. 

 

Os resultados de aprendizagem dos estudantes, apurados no Saeb; juntamente com as taxas de aprovação, reprovação e abandono, apuradas no Censo Escolar; compõem o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb).

 

A forma de avaliar varia em 8 (oito) níveis que vão de 225 a superior 400 pontos na língua portuguesa e 10 (dez) níveis nos conhecimentos de matemática com a pontuação variante de 225 a superior a 425. Confira o detalhamento da escala de proficiência de português aqui e de matemática aqui.

 

De acordo com o resultado do ano de 2017 e publicado no segundo semestre de 2018, a 26,98% dos jovens com ensino médio na rede estadual estão no nível zero, ou seja, na escala abaixo do nível mínimo desejável em conhecimentos de português. Em matemática, esta porcetagem é de 25, 52%. Nas escolas federais, a realidade muda por completo. Apenas 3,76% dos jovens estão neste mesmo nível de conhecimento em português e 2,37% em matemática. A maioria se concentra nos níveis 4 (18,28%), 5 (26,12%) e 6 (23,26%) em português e em matemática os níves se repetem com a respectiva porcetagem 15,29%, 17,25% e 17,1%. Estes dados foram retirados da página do INEP, na seção de educação básica.

 

 

 

Fonte: Cenário Educacional/Estatística do IDEB/Ensino Médio. Confira a tabela na íntegra aqui

 

Please reload

Posts Recentes

Please reload

Arquivo

Please reload

Tags

Please reload