©2018 by Eté.

Design Isabela Avellar

Marina Silva, no debate Estadão/Gazeta/Jovem Pan: “mulheres negras são as mais agredidas e 33 mil jovens são assassinados por ano”. Checamos!

September 10, 2018

 Foto: Elza Fiuza/Agência Brasil

 

Neste domingo, 9, a candidata à Presidência Marina Silva (Rede Sustentabilidade) participou do debate entre presidenciáveis organizado pelo jornal O Estado de São Paulo, a rede de televisão Gazeta e a Rádio Jovem Pan, em parceria com o Twitter. Em suas considerações finais, a candidata afirmou: “A violência não constrói absolutamente nada. Chega de omissão. Chega de violência contra as mulheres. As mulheres negras são as mais agredidas. Chega de violência contra os nossos jovens: são 33 mil assassinatos por ano”. A Eté checou as informações. O conteúdo da declaração de Marina é:

 

Segundo o Atlas da Violência 2018 (elaborado com dados de 2016), organizado pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública em conjunto com o Instituto de Pesquisas Econômicas Aplicadas (Ipea), a taxa média de homicídio para cada 100 mil mulheres no Brasil é de 4,5. No entanto, quando consideradas apenas as mulheres negras, essa taxa sobe para 5,3; entre as mulheres não negras, a taxa é de 3,1 homicídios por grupo de 100 mil. O mesmo estudo mostra que em 10 anos, a taxa de homicídios de mulheres negras aumentou 15,4%, enquanto a taxa entre as mulheres não negras caiu 8%. Quanto à violência doméstica, no entanto, não há registros especificados por grupo étnico-racial. O 12º Anuário Brasileiro de Segurança Pública, também elaborado pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública e lançado neste ano, registrou 221.238 casos de violência doméstica contra a mulher em 2017, sem especificar o percentual de mulheres negras e não negras vitimadas.

 

O Atlas da Violência 2018  também mostrou que foram assassinados 33.590 jovens no Brasil em 2016, o que significou um aumento de 7,4% em relação aos assassinatos registrados em 2015. De acordo com esses dados, a taxa de homicídios entre jovens foi de 65,5 para cada grupo de 100 mil.

 

 

 

 

 

Please reload

Posts Recentes

Please reload

Arquivo

Please reload

Tags

Please reload