©2018 by Eté.

Design Isabela Avellar

Ciro: "Há cerca de 1 milhão de mulheres com nódulo no seio aguardando há 3 anos por um exame de mamografia". Checamos!

August 27, 2018

 

 

Em apresentação do candidato no evento Abdib Fórum - Agenda da Infraestrutura com Presidenciáveis e reproduzido pela Agência Infra, Ciro Gomes afirmou que "Há cerca de 1 milhão de mulheres com nódulo no seio aguardando há 3 anos por um exame de mamografia". 

 

 

 

 

A Eté checou a informação e ela é:

 

 

 

O Instituto Nacional de Câncer (INCA) afirmou que não gerencia o atendimento de câncer no SUS em nível nacional, portanto é inviável para o Instituto mensurar tais dados. A assessoria do órgão informou que trabalha apenas com estimativas de casos novos de câncer a serem diagnosticados no ano. "Não temos dados de número de casos efetivamente diagnosticados".

 

A Eté procurou ainda o Ministério da Saúde para checar se havia esta contagem de dados em âmbito nacional. De acordo com o Ministério, "quem controla filas de espera são estados e municípios". Para obter esta estimativa, o candidato deveria entrar em contato com as 26 secretarias estaduais, 5 570 secretarias municipais e o distrito federal para realizar tal somatório. No entanto, ainda que esta coleta de dados fosse executada, há estados como o Rio de Janeiro, que não possui controle no acesso de regulação de vagas, por onde este dado poderia ser extraído de maneira mais certeira. "O Ministério da Saúde só possui dados de filas de transplantes de órgãos", afirma a assessoria.

 

Procuramos a assessoria de Ciro Gomes para indagar sobre sua fonte no dia (21/8), mas até o fechamento desta nota (27/8) eles não retornaram o contato.

 

Vale saber:

 

Para 2018, segundo o INCA, são estimados 59.700 casos novos de câncer de mama feminina, com um risco estimado de 56,33 casos a cada 100 mil mulheres. Sem considerar os tumores de pele não melanoma, esse tipo de câncer é o mais frequente nas mulheres das Regiões Sul (73,07/100 mil), Sudeste (69,50/100 mil), Centro-Oeste (51,96/100 mil) e Nordeste (40,36/100 mil). Na Região Norte, é o segundo tumor mais incidente (19,21/100 mil), atrás do câncer do colo do útero.

 

 

Please reload

Posts Recentes

Please reload

Arquivo

Please reload

Tags

Please reload