©2018 by Eté.

Design Isabela Avellar

A verdade da Eté

Eté: no Tupi, verdade, verdadeiro. A Eté Checagem surge da necessidade de contraposição à  crescente onda de fake news e imprecisões veiculadas no ambiente virtual e na imprensa sobre direitos humanos e as pautas da população LGBTQi, de mulheres, jovens e negros e negras.


Iniciamos nossos trabalhos nas eleições de 2018 e publicamos uma checagem por dia. Em destaque temos a checagem do Museu Nacional e da quebra da placa da Marielle.

Viemos do jornalismo investigativo. Somos formadas por duas jornalistas e uma advogada. Defendemos uma atividade jornalística pautada pelo questionamento e pela fidelidade aos fatos de interesse público, que busque promover informação de qualidade e fomentar o debate democrático entre a sociedade civil.

Quem somos

Leila Salim

Mariana Medeiros

Viviane Rosa

Transparência

Para nossa criação, contamos com o apoio da Heinrich Böll, uma organização alemã sem fins lucrativos que apoia e promove ações da sociedade civil nas áreas de ecologia, sustentabilidade, democracia, direitos humanos, autodeterminação e justiça social.

Atualmente participamos de um processo de aceleração de startup organizado pelo programa Chicas Poderosas, que incentiva projetos de comunicação liderados por mulheres na América Latina.