A verdade da Eté

Eté:

no Tupi, verdade, verdadeiro.

A Eté Checagem - Combatendo a desinformação e promovendo a diversidade - é uma associação sem fins lucrativos que surgiu da necessidade de contraposição à crescente onda de desinformações veiculadas no ambiente virtual e na imprensa sobre direitos humanos e gênero. Somos a primeira agência de checagem de dados, fatos e notícias especializada nessas temáticas no Brasil. Iniciamos nossos trabalhos em maio de 2018 para cobrir o período eleitoral e, desde então, atuamos em três frentes: checagem, reportagens e educação. 

Com bases no Rio de Janeiro no Rio Grande do Norte, Eté é mantida por uma equipe de profissionais multidisciplinares exclusivamente formada por mulheres. 

 

Veja quem somos: 

Leila Salim

Diretora de Conteúdo

Jornalista e Doutora em Comunicação e Cultura pela UFRJ. Tem experiência em jornalismo público, sindical e de movimentos sociais. Foi repórter e redatora da Revista Poli, da EPSJV/Fiocruz, e cobriu pautas ligadas ao Sistema Único de Saúde e políticas públicas de saúde, educação e trabalho. Produziu séries especiais sobre trabalho escravo, uso de agrotóxicos, educação rural, direitos da criança e do adolescente e educação em prisões. É pesquisadora e professora na Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Mariana Medeiros

Diretora Financeira

Mariana Medeiros é advogada e mestre em Direito da Cidade pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Foi pesquisadora  do Laboratório ETTERN/IPPUR/UFRJ. Trabalhou na Coordenação de Habitação e Regularização Fundiária da Superintendência do Patrimônio da União no Rio de Janeiro e no projeto de regularização fundiária de desenvolvimento do campus FIOCRUZ da Mata Atlântica. Atualmente trabalha com processo legislativo.

Viviane Rosa

Diretora Executiva

É jornalista, especialista em Gestão Estratégica da Comunicação e mestranda em Tecnologias de Comunicação e Cultura (UERJ). Foi repórter especializada em saúde, educação, política e direitos humanos em veículos como Revista Poli, Brasil de Fato e Jornal do Brasil. Em sua trajetória trabalhou com comunicação institucional, marketing político, advocacy e gerenciamento de projetos. Idealizadora e co-fundadora da Eté Checagem.

Transparência

Para nossa criação, em 2018, contamos com o apoio da Heinrich Böll, uma organização alemã sem fins lucrativos que promove ações da sociedade civil nas áreas de ecologia, sustentabilidade, democracia, direitos humanos, autodeterminação e justiça social.

Em 2019 participamos de um processo de aceleração de startups organizado pelo programa Chicas Poderosas, que incentiva projetos de comunicação liderados por mulheres na América Latina. Além disso, nosso projeto educativo em escolas e universidades - Caminhos da desinformação: como se informar em tempos de fakenews - foi apoiado pela ONG Heirich Boll e pela ONG Nova América. 

 

BALANÇO FINANCEIRO

  • 2018 - R$ 23 mil

  • 2019 - R$ 29,7 mil 


 

A Eté tem também parceiros não-remunerados como o Jornal Brasil de Fato,  ACT - Aliança Pela Alimentação Saudável e a Rede Internacional de Jornalismo Independente Chicas Poderosas.

Quer firmar uma parceria com a Eté? Escreva para etechecagem@gmail.com.

  • Instagram - White Circle